domingo, 24 de fevereiro de 2008

Quem Tem Pressa Não Se Interessa - Humberto Gessinger - Engenheiros do Hawai - A Revolta dos Dândis (1987)

Quando você me olha
Com seu olhar tranqüilo
Sempre diz que falta algo
Ou isto ou aquilo
Você não entende
E se surpreende
Seu olhar já não está tranqüilo
Mas quem tem pressa
Não se interessa
Por questões de estilo
(Questões de estilo)

As vozes oficiais dizem:
"Quem sabe..."
Dizem: "talvez..."
Enquanto os vídeos e as revistas
Mostram imagens sem nitidez
Você se espanta:
"Há tanta coisa nos jornais!"

Mas quem tem pressa
Não se interessa

Em andar rápido demais
(Rápido demais)

Eles têm razão
Mas a razão é só que eles têm
A lâmina ilumina a mão
A lâmpada cria a escuridão
Há muita grana atrás de uma canção
O tempo que nos gera também gera generais
O tempo nunca espera que cheguem os comercias
(Os comerciais)

Nas veias abertas
Da América, menina
Um mar vermelho de sangue
Leva navios piratas,
Negociatas, concordatas,
Candidatos democratas,
Sucos e sucatas
Ternos e gravatas
Secando cataratas e lavando as mãos
Dando a impressão de que
Na areia movediça nada se desperdiça


Comentário : Imagine uma viagem dentro de um trem bala a muito mais de 200 km/h. Com certeza não teríamos a mínima possibilidade de apreciar a paisagem. Que desperdício de oportunidade. E hoje a vida cotidiana é parecida com essa viagem. Vivemos apressados e deixamos passar muitas sutilezas importantes em nossas vidas: pessoas, emoções, experiências. E aonde será que vamos chegar com tanta pressa? Na letra podemos perceber, se lermos com paciência, que o autor nos mostra imagens conteporâneas, que ilustram a distorção de valores que alimentamos: nos alimentamos de imagens voláteis (televisão, revistas de fofocas, etc) e consideramos inócuas e chatas atividades que pedem uma demanda maior de tempo para usufruí-las, como a leitura, um bom papo cheio de conteúdo. Leia novamente as duas estrofes desta letra e reflita sobre elas. E dentro desse tema, faço uma sugestão de leitura: Devagar de Carl Honoré. E lembre-se de que, quem tem pressa, não se interessa.

José Rosa (ZeRo S/A)

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi, ZeRo :não é atoa que dizem que a poesia contemporânea tem muita influência das letras das músicas. O legal desse blog é despertar a atenção das pessoas para as letras das músicas. Muita gente ouve as músicas,até canta, sem prestar atenção, abraços e boa sexta

Unknown disse...

Pelo poderes da terra, pela presença do fogo, pela inspiração do ar, pela virtude da água, invoco as treze almas benditas palenge força dos corações sangrando e das lagrimas derramadas por amor, para que se dirija ate onde esta neste momento ((K .K .R)) trazendo seu espírito até mim((F .A .S)), amarrando-o definitivamente ao meu.Que seu espírito se banhe na essência do amor e me devolva o amor em dobro. Que ((K .K .R)). Jamais deseje outro Homem ou outra pessoa ou se interesse por outro...E que assim seja!!! Salve POMBA GIRA MARIA PADINHA rainha das sete Encruzilhadas! Peço-te assim: agora gira, vai mulher gira ao meu favor trazendo meu amor perdido assim... Ar move, fogo transforma, água forma,terra cura e a roda vai girando,vai trazer ((K .K .R))de volta o mais rápido possível para perto de mim definitivamente.Que((K .K .R))ame somente a mim e me faça feliz.Que não consiga olhar para Homem alguma,que sinta-se bem só ao meu lado.Que ela sinta a minha falta e venha ao meu encontro e me peça para que eu nunca o abandone.Que ((K .K .R))sinta tesão somente por mim e não consiga mais parar de pensar em nos dois juntos.Assim seja e assim vai ser.Salve POMBA GIRA!SALVE SETE SAIAS SALVE suas irmãs MARIA MULAMBO MARIA PADILHA, arrepiadas e todas as outras da falange SALVE SETE SAIAS! minha boa amiga mulher 7 EXUS,defensora das mulheres e dos homens! SALVE SETE SAIAS,minha boa gloriosa princesa! Conheço a tua força e o teu poder, te peço que atenda o se guinte pedido. Que((K .K .R))não durma se não estiver ao meu lado, que o corpo de ((K .K .R))queime de desejo por mim,que o desejo de ((K .K .R))por mim o deixe cega para outros Homens,que ela não consiga mais vê-lo como Homem.Que outros Homens nunca consiga fazer com que((K .K .R))sinta desejo para com ela e prazer,somente Eu terei esse poder;que((K .K .R))deixe de vez de amar,beijar,e abraçar qualquer Homem e me assuma e seu coração.Afasta dela outros Homens,que ela não a deseje mais também.Que((K .K .R))me procure a todo instante,hoje,agora,designada esta ao meu lado,que esteja com saudades,que((K .K .R))sempre tenha a minha imagem em seu pensamento em todos os momentos, do seu dia,agora com quem estiver onde estiver você((K .K .R))ira parar porque o seu pensamento estará em mim.Ao deitar,ao acordar,que tenha sonhos comigo fazendo assim com que me ame a cada dia mais, se tiver dormindo que acorde com saudade de mim que((K .K .R))sinta prazer somente em ouvir e ver minha foto.Faça ((K .K .R))sentir por mim um desejo fora do normal como nunca sentiu por nenhum outro e nunca sentira.SALVE SETE SAIAS minha boa e gloriosa princesa pelos 7 EXUS que acompanham seus passos,rogo e suplico que amarre ((K .K .R)) nos nós de suas saias e nos 7 Guizos de sua roupa.Vou divulgar seu nome em troca deste pedido de trazer((K .K .R))hoje e sempre comigo, para que ela se torne minha e ainda hoje pense em mim e me mande uma mensagem e retorne logo,pois não conseguirá ficar longe de mim,pois terá medo de me perder,que venha dizendo que me quer sempre junto dela.Assim seja e assim será!E assim está feito! Eu profetizo em nome do pai do filho do espírito santo, que ((K .K .R))vai voltar para sempre o mais rápido possível, confio nas falanges da pomba gira rainha das 7 encruzilhadas, cada vez que for lida essa oração mais forte ela se fará, por isso vou mandar aos 4 cantos do mundo pedindo à mãe que me conceda o pedido de esta com ((K .K .R)). Sei que os espíritos das falanges de POMBA GIRA já estão soprando no ouvido dela o meu nome de dia e de noite,ela daqui mais um pouco não vai comer, dormir ou fazer alguma coisa a não ser se estiver comigo,confio no poder das 7Encruzilhadas e vou continuar divulgando esta oração poderosa,porém não se pode voltar atrás,pois a pessoa que pedir para amarrar, se amarrada jamais deixara de correr atrás de você.Confie e divulgue!Que assim seja e assim será!E assim está feito BOA SORTE PRA VOCÊ
pomba.gira.k.r@hotmail.com